Como melhorar a alimentação dos filhos

Sem dúvida uma das maiores preocupações dos pais é a alimentação das crianças, com o bombardeio de propagandas e modas sobre fast-food, às vezes é difícil manter o gosto dos filhos por comidas saudáveis. Neste caso não adianta  muito ser radical e proibir certos lanches que em algum momento eles vão provar em um passeio com os amigos ou até durante a merenda escolar ou na hora do recreio.
Porém é possível tentar ao menos diversificar e incluir alguns alimentos substanciais diariamente no cardápio das crianças. É comum a escolha de comidas que não dão trabalho para preparar e com isso a parte nutricional acaba empobrecendo, é importante manter o pensamento que há consequências na saúde das crianças relacionadas com má alimentação. Tome nota de algumas dicas sobre a saúde das crianças na página planodesaudenota10.com.br.
Não só a falta de vitaminas, mas de nutrientes importantes para o crescimento infantil provocam reações desde pequenas gripes até falta de concentração durante as aulas. As frutas são a melhor opção para variar o menu na infância, elas podem ser usadas in natura, como sucos frescos, sobremesas, e uma infinidade de receitas. Usar a criatividade é o segredo, se apresentadas desde a pequena infância, o paladar da criança  vai se adaptando a diversos sabores.
Muito corriqueiro são cenas de birra dos filhos por não querer comer algum ingrediente mais saudável, não é recomendado forçar a criança a ingerir, o melhor é tentar aos poucos introduzir nas refeições, e até, quando for o caso, disfarçar em receitas que camuflam o gosto. Muito útil no caso das verduras e legumes, itens que provocam ainda reações de desinteresse para prova-las, mas que podem ser misturadas em outros pratos ou adicionadas em sucos com frutas.
 Fazer as refeições em família é um caminho de introduzir certos alimentos na dieta da criança, ver os pais comendo e compartilhar desse momento à mesa pode valer como incentivo para bons hábitos alimentares. Nos fins de semana uma boa dica é elaborar receitas junto com elas, ou seja, deixa-las colocar a mão da massa.
De acordo com a idade é válido conversar sobre a importância dos alimentos e o que provoca no nosso corpo. Desde a ingestão de vitaminas e fibras, e ao contrário, o que acontece quando ingerimos gordura e açúcar.
Parte do número das crianças obesas ao redor do mundo é devido a ingestão de comidas que não alimentam, somente fazem o estômago inchar, porém sem oferecer nutrientes. Investir em uma alimentação saudável é prevenir doenças futuras.

Uma maneira divertida é fazer uma horta no jardim de casa, ou na falta de espaço, organizar uma hortinha na varanda do apartamento. Será muito valioso para a criança plantar e ver crescer um legume que ela pode depois saborear, será uma experiência ímpar.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário contribuirá muito para a continuidade deste trabalho.
Obrigado!!!

Juliana Olivencia